Com tantas opções no mercado, às fica difícil escolher a melhor ferramenta para sua loja. Por isso, tenho feito diversos comparativos entre plataformas de ecommerce com os prós e contras de cada uma.
Abaixo, eu listo as principais funcionalidades de cada uma e indico qual plataforma é a ideal para cada caso. Se você precisa de consultoria dedicada, conheça meu serviço de implantação de ecommerce.
Nuvemshop
A Nuvemshop é a maior plataforma de ecommerce da América Latina, com milhares de lojistas, principalmente os pequenos e médios. Por isso, é ideal para quem está começando.

Uma das maiores vantagens da Nuvemshop é a possibilidade de criar a loja totalmente grátis, pagando apenas um percentual sobre as vendas concluídas.
Integrações da Nuvemshop
É possível integrar com mais de 150 ferramentas, como ERPs, meios de pagamento, email marketing e automação, frete e muito mais.
- ERPs: Bling, Tiny, Omie, VHSYS.
- Marketing: Perfit, Jivochat, RD Station, Mailchimp, Emanda, E-goi e outros.
- Formas de envio: Melhor Envio, Frenet, Manda Bem, Kangu, Intelipost e outros.
- Pagamento: PayPal, Pagseguro, Cielo, Getnet, Paghiper, PicPay e outros.
Algumas dessas integrações é necessário pagar uma ferramenta integradora à parte.
Principais funcionalidades da Nuvemshop
- 25 temas gratuitos e personalizáveis, para diferentes segmentos;
- Acesso ao código-fonte dos templates;
- Diferentes meios de pagamentos, inclusive Cielo e Getnet;
- Ferramenta nativa para recuperação de carrinho;
- Edição em massa de produtos;
- Criação de cupons de desconto e promoções progressivas.
Pontos positivos da Nuvemshop
- Visitas e produtos ilimitados em todos os planos;
- Oferece plano totalmente grátis;
- Não cobra tarifa por venda, inclusive no plano grátis;
- App para iOS e Android;
- Integração para dropshipping;
- Dashboard intituitivo e de fácil operação;
Pontos negativos da Nuvemshop
- Para vender em marketplaces, é necessário contratar uma segunda ferramenta, como o Bling;
- Cobra taxa de até 2% para intermediadores de pagamento que não o Nuvem Pay;
- Poucas opções para criação de promoções (exemplo: não há possibilidade de limitar o cupom de primeira compra);
- Não é possível criar opção de compra junto ou kits de produtos.
+ Nuvemshop ou Tray: confira o comparativo completo
Planos da Nuvemshop
Gratuito | Impulso | Influência | Escala |
---|---|---|---|
grátis | R$ 59/mês | R$ 139/mês | R$ 389/mês |
auto-atendimento; não é possível trocar o domínio | Suporte por e-mail e chat | Suporte por e-mail, chat e WhatsApp | Suporte por e-mail, chat, WhatsApp e telefone |
Acesso ao código-fonte; ações em massa sobre vendas e produtos; controle de restrição de usuários | Relatórios ilimitados; menor tarifa sobre vendas concluídas por outros meios de pagamento que não o Nuvempay |
A principal diferença entre um plano e outro é a possibilidade de suporte por WhatsApp e ações em massa nos pedidos e produtos (por exemplo, editar diversos produtos de uma vez). Não indico o plano Escala que praticamente não difere do Influência.
Além disso, todos os planos incluem produtos e visitas ilimitadas. Também é oferecido descontos de 5% na contratação trimestral e 15% na anual.

Bagy
A Bagy é do mesmo grupo da Tray, porém, são plataformas bem diferentes. Inclusive, já fiz o comparativo entre Tray e Bagy. Também já fiz o comparativo entre Nuvemshop e Tray.

A Bagy começou como uma plataforma para venda de produtos no Instagram. Atualmente, é uma plataforma completa. Veja abaixo todas as principais funcionalidades e seus pontos fortes e fracos:
Integrações da Bagy
A Bagy possui algumas integrações, especialmente com ferramentas de marketing. Confira as principais:
- Meios de pagamento: Pagar.me, PagSeguro, PayPal, Mercado Pago e PagHiper;
- ERPs: Bling, Tiny, Vestuar e Eccosys;
- Frete: Melhor Envio, Frenet, Mandaê, Manda Bem, Intelipost e Correios;
- Marketing: RD Station, E-goi, SmartHint, Mailchimp, Polen, Mailbiz, Enviou e outros.
Principais funcionalidades da Bagy
- Produtos e visitas ilimitadas;
- Ferramenta nativa para recuperação de carrinho;
- Kits de produtos (para planos mais caros);
- Criador de landing pages;
- Temas gratuitos;
- Modo catálogo (não permite a compra).
Pontos positivos da Bagy
- Oferece até 30% de desconto na contratação do plano anual;
- Possui alguns templates grátis;
- Editor de temas;
- Taxa do Bagypay é inferior à da Nuvemshop (a partir de 3,89%)
Pontos negativos da Bagy
- Cobra tarifa por venda para outros intermediadores de pagamento que não Bagypay (até 2%);
- Não oferece período de teste grátis;
- Não tem integração nativa com marketplaces;
- Poucas opções de templates;
- Poucas integrações com ERPs e outras ferramentas.
Planos da Bagy
Básico | Essencial | Profissional |
---|---|---|
R$ 99/mês | R$ 149/mês | R$ 399/mês |
Produtos e visitas ilimitados em todos os planos | ||
45 dias de histórico de carrinhos abandonados | 90 dias de histórico de carrinhos abandonados | 120 dias de histórico de carrinhos abandonados |
Acesso ao código-fonte | Kit de produtos | |
Criador de páginas de vendas | Suporte por WhatsApp | |
Relatórios completos |
As funcionalidades de um plano são cumulativos para os planos superiores.
Para a maior parte das lojas, o plano básico já vai atender perfeitamente. Se você precisa de kit de produtos, vale a pena contratar a Tray.
+ Marketplaces de moda: onde vender roupa online?
Conclusão: Nuvemshop ou Bagy?
Ambas as plataformas são bem parecidas e ideias para quem está começando. A Nuvemshop é mais completa, principalmente na integração com apps e traz algumas funcionalidades exclusivas, como criação de desconto progressivo.
A Bagy não ganha em nenhum critério, exceto na taxa para vendas no cartão de crédito. A Bagy cobra a partir de 3,89% e a Nuvemshop, 4,09%. Ambas as plataformas diminuem as taxas nos planos mais caros.
+ Como montar um ecommerce: passo a passo completo
O plano básico da Nuvemshop custa R$ 59/mês e dá 15% de desconto na contratação anual. Já a Bagy cobra R$ 79/mês e dá 30% de desconto na contratação anual.
Se prestarmos atenção, ambos os planos cobram a mesma coisa, com a vantagem da Nuvemshop permitir a contratação trimestral, com 5% de desconto.
Já no plano intermediário, a Nuvemshop cobra R$ 119/mês e cobra taxa de 3,89% na Nuvempay e também dá 15% de desconto na contratação anual. A Bagy cobra R$ 129/mês com desconto de 30% no anual, com taxa de 3,49% no Bagypay.
+ Conheça plataformas de ecommerce gratuitas: comece sua loja sem custo
A Nuvemshop costuma ser minha principal indicação entre essas duas plataformas, por ser mais completa e com preços ligeiramente menores. Precisa de ajuda para implementar sua loja? Conheça a implantação de ecommerce.
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