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Tray ou Nuvemshop: qual é a melhor plataforma em 2025?

Comparativo completo entre as duas principais plataformas de ecommerce. Escolha a melhor!

tray ou nuvemshop

Escolher a melhor plataforma de ecommerce pode ser um desafio. Duas delas se destacam no mercado brasileiro: Tray e Nuvemshop. São plataformas robustas, utilizadas por milhares de lojas no Brasil e fora (no caso da Nuvemshop) e oferecem diversas funcionalidades para diferentes segmentos de mercado.

Abaixo, eu listo as principais funcionalidades de cada uma e indico qual plataforma é a ideal para cada caso. Se você precisa de consultoria dedicada, conheça meu serviço de implantação de ecommerce.

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Tray

A Tray é a principal concorrente da Nuvemshop. É uma plataforma bastante completa que oferece diversas integrações com diferentes ferramentas e ainda dezenas de layouts que podem ser adquiridos à parte.

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Integrações da Tray

A Tray possui um grande número de integrações, principalmente com marketplaces e ERPs.

  • Marketplaces, como: Shopee, Mercado Livre, Americanas, Dafiti, Camicado, Kabum, Zattini e mais;
  • Meios de pagamento: Cielo, Getnet, Mercado Pago, Pagseguro, PayPal e outros;
  • ERPs: Bling, Tiny, SAP, Onclick, VHSYS, E-millennium, Alternativa e muitos outros;
  • Marketing: RD Station, Perfit, Enviou, Webpeak, Mailbiz, Popconvert e outras.
Planosa partir de R$ 49/mês (plano anual)
Principais recursoscompre junto, kits de produtos, integração com marketplaces e dropshipping,
PagamentosVindi, Mercado Pago, Pagseguro, PayPal, Rede, Cielo e Getnet
FreteMelhor Envio, Frete Fácil, Meu Rastreio, Correios, Jadlog, Freterápido, Frenet, Intelipost, Sequoia, Kangu e muitos outros
Marketingdescontos e cupons: progressivo, por categoria, marca ou lista de produtos, por características de clientes, de primeira compra, por quantidade, compre mais, pague menos; brindes; promoções em lote; agendamento de banners; avaliações de produtos e da loja; carrinho abandonado; diversas regras para frete grátis; ferramenta de email marketing nativa e gratuita; parceiros e afiliados; notícias da loja (blog); avise-me quando chegar; alerta de frete grátis; e muitos outros recursos
IntegraçõesRD Station, Perfit, E-goi, SmartHint, Popconvert, ActiveCampaign, Mailchimp, Mailbiz, Emanda e outras
ERPsBling, Tiny, Conta Azul, Onclick, Vhsys, Sage, e-Millenium, SAP, Alternativa e muitos outros
MarketplacesAmazon, Shopee, Mercado Livre, Magalu, Americanas, Casasbahia, Ponto, Shoptime, Submarino, Dafiti, Extra, Renner, Camicado, Kanui, Netshoes, GPA, Kabum, Zattini, Leroy Merlin, MadeiraMadeira, Tricae, Mobly, Webcontinental, Obra Show, Imoto Peças, Balaroti, Coopera, Compre sua peça, Casa & Vídeo, Keep Running e MF Rural

+ Marketplaces de moda: onde vender roupa online?

Principais funcionalidades da Tray

  • Integração com praticamente todos os marketplaces do mercado;
  • Criação avançada de promoções;
  • Integração para dropshipping.

Pontos positivos da Tray

  • Integração nativa com praticamente todos os marketplaces (Mercado Livre, Magalu, Americanas, Dafiti, Netshoes e outros);
  • Criação avançada de promoções (brindes, compre x, pague y, desconto progressivo, brindes e mais);
  • Integra com diversos ERPs;
  • Possibilidade de vender B2B;
  • Visitas ilimitadas;
  • Muitas opções de layouts com preço acessível;
  • Características adicionais de produtos e clientes;
  • Automação em regras de pedidos;
  • Blog integrado (notícias);
  • Programação de banners;
  • Não cobra tarifa extra em diferentes meios de pagamento;
  • Ferramentas para emissão de NF e envio de e-mail marketing grátis;
  • Ferramenta nativa de avaliação de produtos, sem custo extra;
  • App para Android e iOS.

Pontos negativos da Tray

  • Cobra mais caro de acordo com a quantidade de produtos;
  • Não oferece plano grátis;
  • Não oferece período de teste grátis.
  • Templates gratuitos são medianos;
  • Dashboard um pouco confuso;
  • Poucas opções de intermediador de pagamento com checkout transparente – porém, integra com Cielo, Rede e Getnet.

+ Tray ou Loja Integrada: confira o comparativo completo

Planos da Tray

O plano base da Tray já vai atender a maioria dos lojistas e não há necessidade de contratar os planos mais caros, a não ser que você precise de uma funcionalidade específica.

Plano 1Plano 2Plano 3Plano 4
R$ 59/mêsR$ 99/mêsR$ 199/mêsR$ 449/mês
Até 100 produtosAté 500 produtos e 25 mil visitasAté 1.000 produtosAté 2.500 produtos
Suporte por emailSuporte por email e chatSuporte por email e chatSuporte por email, chat e telefone
Acesso ao código-fonteApoio avançado a implantação
Dropshipping Aliexpress
Inclusão de pedido manual
Relatórios avançados
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A Tray oferece até 17% de desconto na contratação dos planos anuais e eles podem ser parcelados em até 6x sem juros nos cartões de crédito (um benefício que a maioria das plataformas não oferecem).

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Dica: você pode fazer a alteração do plano a qualquer momento após a contratação

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Logística e pagamentos otimizados para seu negócio, com as melhores taxas
Aprende as melhores práticas para gerenciar sua loja
✓ Aprende a vender nos principais marketplaces, como Amazon e Mercado Livre, com integração completa
Integração com todos os seus canais de venda, como loja física e marketplaces, tudo integrado em um único estoque
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Nuvemshop

A Nuvemshop é a maior plataforma de ecommerce da América Latina, com milhares de lojistas, principalmente os pequenos e médios. Por isso, é ideal para quem está começando.

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Uma das maiores vantagens da Nuvemshop é a possibilidade de criar a loja totalmente grátis, pagando apenas um percentual sobre as vendas concluídas.

Integrações da Nuvemshop

É possível integrar com mais de 150 ferramentas, como ERPs, meios de pagamento, email marketing e automação, frete e muito mais.

  • ERPs: Bling, Tiny, Omie, VHSYS.
  • Marketing: Perfit, Jivochat, RD Station, Mailchimp, Emanda, E-goi e outros.
  • Formas de envio: Melhor Envio, Frenet, Manda Bem, Kangu, Intelipost e outros.
  • Pagamento: PayPal, Pagseguro, Cielo, Getnet, Paghiper, PicPay e outros.

Principais funcionalidades da Nuvemshop

  • 25 temas gratuitos e personalizáveis, para diferentes segmentos;
  • Acesso ao código fonte dos templates;
  • Diferentes meios de pagamentos, inclusive com Cielo e Getnet;
  • Ferramenta nativa para recuperação de carrinho;
  • Edição em massa de produtos;
  • Criação de cupons de desconto e promoções progressivas.

Pontos positivos da Nuvemshop

  • Visitas e produtos ilimitados em todos os planos;
  • Oferece plano totalmente grátis;
  • App para iOS e Android;
  • Integração para dropshipping;
  • Dashboard intituitivo e de fácil operação;
  • Oferece teste grátis.

Pontos negativos da Nuvemshop

  • Para vender em marketplaces, é necessário contratar uma segunda ferramenta, como o Bling;
  • Não dá para programar a exibição de banners;
  • Cobra taxa de até 2% para intermediadores de pagamento que não o Nuvem Pay;
  • Criação limitada de promoções;
  • Tem bem menos funcionalidades nativas, sendo necessário contratar apps à parte, o que pode encarecer bastante os planos.

Planos da Nuvemshop

GratuitoImpulsoInfluênciaEscala
grátisR$ 59/mêsR$ 119/mêsR$ 249/mês
auto-atendimento; não é possível trocar o domínioSuporte por e-mail e chatSuporte por e-mail, chat e WhatsAppSuporte por e-mail, chat, WhatsApp e telefone
Acesso ao código-fonte; ações em massaRelatórios ilimitados; controle de restrição de usuários

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Conclusão: Tray ou Nuvemshop?

Ambas são plataformas excelentes, mas a Tray ganha na maioria dos quesitos, sendo eles: integração nativa e sem custo com marketplaces e dropshipping, criação avançada de promoções e cupons de desconto, mais integrações com plataformas externas, como ERPs, sem taxa extra por venda, centenas de opções de layouts, entre outros.

+ Como montar um ecommerce: passo a passo completo

A Nuvemshop, por outro lado, é mais intuitiva e oferece uma experiência mais consistente. Também não limita a quantidade de produtos de acordo com o plano. Por outro lado, não oferece integração com marketplaces (que precisa ser feita por outra ferramenta) e algumas funcionalidades básicas que existem na Tray (sendo necessário pagar à parte).

O suporte da Tray tem se mostrado melhor que a Nuvemshop – responde mais rápido e oferece solução imediata. A Tray é, também, a plataforma mais completa do Brasil dentro de sua faixa de preço.

A Tray oferece integração nativa com praticamente todos os marketplaces sem custo adicional. Se você vai vender nesses canais, a Tray é a melhor escolha.

Na Nuvemshop funcionalidades básicas, como criação de cupom para primeira compra, não existem, sendo necessário contratar um app à parte (que pode custar R$ 50/mês). Ou seja, você praticamente dobra o preço da assinatura.

+ Conheça plataformas de ecommerce gratuitas: comece sua loja sem custo

A Tray cobra mais caro de acordo com a quantidade de produtos (a partir de 100 no plano 1), porém, como ela também oferece mais funcionalidades, sem a necessidade de contratar apps à parte, o preço da assinatura fica mais barato que na Nuvemshop.

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