Escolher uma plataforma de ecommerce, com tantas disponíveis, pode ser bastante desafiador. Muitas vezes, elas se apresentam como completas mas no dia a dia não é bem assim.
Já fiz diversas comparativos e hoje trago duas das principais no mercado brasileiro: Tray e Yampi. Vamos ver o que elas têm de pontos positivos e negativos?
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+ Tray ou Nuvemshop: comparativo completo
Tray
A Tray é uma das maiores plataformas brasileiras, pertencente a Locaweb Company. É, também, uma das mais completas do mercado brasileiro, ainda mais considerando seu custo.

Integrações da Tray
A Tray oferece uma grande quantidade de integrações com outras ferramentas e ERPs.
- Marketplaces, como: Shopee, Mercado Livre, Americanas, Dafiti, Camicado, Kabum, Zattini e mais;
- Meios de pagamento: Cielo, Getnet, Mercado Pago, Pagseguro, PayPal e outros;
- ERPs: Bling, Tiny, SAP, Onclick, VHSYS, E-millennium, Alternativa e muitos outros;
- Marketing: RD Station, Perfit, Enviou, Webpeak, Mailbiz, Popconvert e outras.
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Principais funcionalidades da Tray
- Integração com todos os principais marketplaces do mercado;
- Integração para dropshipping (nacional e internacional);
- Ferramenta nativa para recuperação de carrinho abandonado;
- Criação de promoções e cupons de desconto;
- Emissão de nota fiscal gratuita.
Pontos positivos da Tray
- Integração com marketplaces sem custo extra;
- Parcelamento sem juros do plano anual;
- Diversas opções para criação de promoções e cupons de desconto – inclusive brindes;
- Criação de kits de produtos;
- Integração com dezenas de ferramentas externas.
Pontos negativos da Tray
- Não oferece teste grátis;
- Certificado SSL é pago à parte (R$ 99/ano);
- Limita a quantidade de produtos e visitas conforme o plano;
- Alguns intermediadores de pagamento não oferecem checkout transparente;
- Os melhores layouts são pagos à parte.
Planos da Tray
Todos os recursos estão presentes em todos os planos, exceto as diferenças conforme a tabela abaixo:
Plano 1 | Plano 2 | Plano 3 | Plano 4 |
---|---|---|---|
R$ 59/mês | R$ 99/mês | R$ 199/mês | R$ 449/mês |
Até 100 produtos | Até 500 produtos e 25 mil visitas | Até 1.000 produtos | Até 2.500 produtos |
Suporte por email | Suporte por email e chat | Suporte por email e chat | Suporte por email, chat e telefone |
Acesso ao código-fonte | Apoio avançado a implantação | ||
Dropshipping Aliexpress | |||
Inclusão de pedido manual | |||
Relatórios avançados |
A Tray oferece até 17% de desconto na contratação dos planos anuais e eles podem ser parcelados em até 6x sem juros nos cartões de crédito (um benefício que a maioria das plataformas não oferecem).
Use o cupom BURNELL50 e ganhe 50% de desconto nos 3 primeiros meses – a partir do plano 2 (digite o cupom no momento do cadastro)
Dica: você pode fazer a alteração do plano a qualquer momento após a contratação
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Yampi
A Yampi é uma plataforma de ecommerce que também funciona como checkout para outras plataformas – e esse é um dos principais diferenciais da plataforma.
O checkout faz uma nova tentativa em um gateway diferente caso o primeiro não aprove a compra. Dessa forma, eles garantem de até 10% até 30% de recuperação de pedidos.

Integrações da Yampi
Tem integração com centenas de apps, mas poucas ferramentas brasileiras.
- Marketplaces: necessário contratar integrador, como o Bling;
- Meios de pagamento: Appmax, Pagar.me, Mercado Pago;
- Frete: Correios, Frenet, Intelipost e Melhor Envio;
- ERPs: Bling, Tiny e Softvar;
- Marketing: RD Station, Mailchimp, ActiveCampaign, Chaordic e outros.
Principais funcionalidades da Yampi
- Integração com dropshipping;
- Diversos templates gratuitos;
- Recuperação nativa de carrinho abandonado por email e SMS.
Pontos positivos da Yampi
- Plano totalmente grátis;
- Produtos ilimitados.
Pontos negativos da Yampi
- Cobra taxa de até 2,5% por venda (além da taxa do gateway de pagamento);
- Não tem integração nativa com marketplaces;
- Poucas integrações com ERPs.
Planos da Yampi
Basic | Starter | Pro |
---|---|---|
grátis + 2,5% por venda | R$ 147/mês + 2% por venda | R$ 497/mês + 1,5% por venda |
Produtos e visitas ilimitados em todos os planos | – | – |
45 dias de histórico de carrinhos abandonados | 90 dias de histórico de carrinhos abandonados | 120 dias de histórico de carrinhos abandonados |
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Conclusão: Tray ou Yampi?
Ambas as plataformas são boas, mas a Tray se destaca por oferecer integração nativa com todos os marketplaces do mercado e também por não cobrar taxas extras por cada venda. Além disso, oferece opções avançadas para criação de promoções e cupons.
Por outro lado, a Yampi oferece mais opções de personalização do carrinho, coisa que a Tray (e muitas outras plataformas) não oferece. Se para você essa funcionalidade é essencial, então vale a pena a Yampi. Fora isso, ela perde em todos os quesitos.