Com tantas opções de plataformas de ecommerce disponíveis no mercado, pode ser desafiador escolher aquela que vai abrigar sua loja. Hoje eu trago o comparativo entre duas grandes plataformas presentes no Brasil: Tray e Shopify.
Cada uma tem seus pontos e fracos e pode ser ideal para diferentes tipos de negócios. Veja abaixo. Ficou com dúvida? Conheça meu serviço de implantação de ecommerces.
Tray
A Tray é uma das maiores plataformas brasileiras, pertencente a Locaweb Company. É, também, uma das mais completas do mercado brasileiro, ainda mais considerando seu custo.

É aquela plataforma que pode atender pequenos, médios e até grandes ecommerces, devido a estrutura e funcionalidades. Certamente é uma das minhas favoritas.
Integrações da Tray
A Tray oferece uma grande quantidade de integrações com outras ferramentas e ERPs.
- Marketplaces: Shopee, Mercado Livre, Americanas, Dafiti, Camicado, Kabum, Zattini e mais;
- Meios de pagamento: Cielo, Getnet, Mercado Pago, Pagseguro, PayPal e outros;
- ERPs: Bling, Tiny, SAP, Onclick, VHSYS, E-millennium, Alternativa e muitos outros;
- Marketing: RD Station, Perfit, Enviou, Webpeak, Mailbiz, Popconvert e outras.
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Principais funcionalidades da Tray
- Integração com todos os principais marketplaces do mercado;
- Integração com Aliexpress para dropshipping;
- Integração com dezenas de ferramentas externas;
- Ferramenta nativa para recuperação de carrinho abandonado;
- Dezenas de layouts para diferentes tipos de lojas.
Pontos positivos da Tray
- Integração com marketplaces sem custo extra;
- Parcelamento sem juros do plano anual;
- Diversas opções para criação de promoções e cupons de desconto – inclusive brindes;
- Suporte responde em poucas horas, inclusive à noite.
Pontos negativos da Tray
- Não oferece teste grátis;
- Certificado SSL é pago à parte (R$ 99);
- Limita a quantidade de produtos e visitas conforme o plano;
- Alguns intermediadores de pagamento não oferecem checkout transparente;
- Os melhores layouts são pagos à parte.
Planos da Tray
O plano base da Tray já vai atender a maioria dos lojistas e não há necessidade de contratar os planos mais caros, a não ser que você precise de uma funcionalidade específica.
Plano 1 | Plano 2 | Plano 3 | Plano 4 |
---|---|---|---|
R$ 59/mês | R$ 99/mês | R$ 199/mês | R$ 449/mês |
Até 100 produtos | Até 500 produtos | Até 1.000 produtos | Até 2.500 produtos |
Suporte por email | Suporte por email e chat | Suporte por email e chat | Suporte por email, chat e telefone |
Acesso ao código-fonte | Apoio avançado a implantação | ||
Dropshipping Aliexpress | |||
Inclusão de pedido manual | |||
Relatórios avançados |

A Tray oferece até 17% de desconto na contratação dos planos anuais e eles podem ser parcelados em até 6x sem juros nos cartões de crédito (um benefício que a maioria das plataformas não oferecem).
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Dica: você pode fazer a alteração do plano a qualquer momento após a contratação
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✓ Layout customizado para sua marca
✓ Logística e pagamentos otimizados para seu negócio, com as melhores taxas
✓ Aprende as melhores práticas para gerenciar sua loja
✓ Aprende a vender nos principais marketplaces, como Amazon e Mercado Livre, com integração completa
✓ Integração com todos os seus canais de venda, como loja física e marketplaces, tudo integrado em um único estoque
✓ Aprende as melhores práticas de SEO, para otimizar sua loja para o Google
✓ Você foca no que importa: seu negócio
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Shopify
A Shopify é uma das maiores plataformas globais de ecommerce. Um de seus principais diferenciais é a possibilidade de vender via Dropshipping, sem a necessidade de estoque físico.

Por ser uma plataforma canadense e que fincou os pés no Brasil recentemente, ainda tem poucas funcionalidades desenvolvidas especificamente para nosso mercado, principalmente em relação a integrações.
Outro ponto negativo é que a cobrança é em dólar. Veja os principais pontos abaixo:
Integrações da Shopify
Tem integração com centenas de apps, mas poucas ferramentas brasileiras.
- Marketplaces: necessário contratar integrador;
- Meios de pagamento: EBANX/Juno, Mercado Pago, PagBrasil;
- Frete: Frenet, Kangu, Melhor Envio.
- ERPs: Bling e Tiny;
- Marketing: RD Station e Mailchimp.
Principais funcionalidades da Shopify
- Ferramenta nativa para recuperação de carrinho abandonado;
- É possível internacionalizar a loja;
- Ferramenta de automação de marketing nativa;
- Diferentes opções para criação de promoções e cupons de desconto.
Pontos positivos da Shopify
- Oferece 14 dias de teste grátis;
- Produtos e visitas ilimitadas;
- Oferece uma ferramenta de automação de marketing nativa;
- Uma boa opção para ecommerce dropshipping.
Pontos negativos da Shopify
- Cobra taxa de até 2% por venda;
- Mensalidade em dólar;
- Grande dependência de apps externos, o que pode encarecer o custo mensal;
- Não oferece integração nativa com os principais ERPs do mercado brasileiro.
+ Conheça plataformas de ecommerce gratuitas: comece sua loja sem custo
Planos da Shopify
Basic | Shopify | Advanced |
---|---|---|
US$ 19 + 2% por venda | US$ 52 + 1% por venda | US$ 399 + 0,5% por venda |
Produtos e visitas ilimitados em todos os planos | – | – |
Sem relatórios; taxa de 2% por transação | Relatórios padrão e 1% de taxa | Relatórios avançados e 0,5% de taxa |
A Shopify oferece 25% de desconto para pagamento à vista do plano anual (ou seja, não é possível parcelar esse valor).
Conclusão: Tray ou Shopify?
A Tray é uma das melhores plataformas brasileiras dentro do seu segmento. A Shopify só vale a pena para lojas que vendem para outros países. A Tray é mais completa em integrações, inclusive com todos os principais marketplaces, sem custo extra. A Tray também não cobra taxa por venda.
Todas as principais funcionalidades da Shopify estão presentes na Tray, inclusive integração com dropshipping, uma funcionalidade muito procurada na Shopify.
Além disso, a Tray custa menos que a Shopify. Para efeitos de comparação, o plano 1 da Tray custa R$ 59/mês com desconto de 17% na contratação anual e parcelamento em 6x sem juros, o que dá R$ 588.