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Tray ou Shopify: qual escolher em 2025?

Qual é a melhor plataforma para seu ecommerce? Veja o comparativo completo entre Tray e Shopify.

tray ou shopify

Com tantas opções de plataformas de ecommerce disponíveis no mercado, pode ser desafiador escolher aquela que vai abrigar sua loja. Hoje eu trago o comparativo entre duas grandes plataformas presentes no Brasil: Tray e Shopify.

Cada uma tem seus pontos e fracos e pode ser ideal para diferentes tipos de negócios. Veja abaixo. Ficou com dúvida? Conheça meu serviço de implantação de ecommerces.

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Tray

A Tray é uma das maiores plataformas brasileiras, pertencente a Locaweb Company. É, também, uma das mais completas do mercado brasileiro, ainda mais considerando seu custo.

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É aquela plataforma que pode atender pequenos, médios e até grandes ecommerces, devido a estrutura e funcionalidades. Certamente é uma das minhas favoritas.

Integrações da Tray

A Tray oferece uma grande quantidade de integrações com outras ferramentas e ERPs.

  • Marketplaces: Shopee, Mercado Livre, Americanas, Dafiti, Camicado, Kabum, Zattini e mais;
  • Meios de pagamento: Cielo, Getnet, Mercado Pago, Pagseguro, PayPal e outros;
  • ERPs: Bling, Tiny, SAP, Onclick, VHSYS, E-millennium, Alternativa e muitos outros;
  • Marketing: RD Station, Perfit, Enviou, Webpeak, Mailbiz, Popconvert e outras.

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Principais funcionalidades da Tray

  • Integração com todos os principais marketplaces do mercado;
  • Integração com Aliexpress para dropshipping;
  • Integração com dezenas de ferramentas externas;
  • Ferramenta nativa para recuperação de carrinho abandonado;
  • Dezenas de layouts para diferentes tipos de lojas.

Pontos positivos da Tray

  • Integração com marketplaces sem custo extra;
  • Parcelamento sem juros do plano anual;
  • Diversas opções para criação de promoções e cupons de desconto – inclusive brindes;
  • Suporte responde em poucas horas, inclusive à noite.

Pontos negativos da Tray

  • Não oferece teste grátis;
  • Certificado SSL é pago à parte (R$ 99);
  • Limita a quantidade de produtos e visitas conforme o plano;
  • Alguns intermediadores de pagamento não oferecem checkout transparente;
  • Os melhores layouts são pagos à parte.

Planos da Tray

O plano base da Tray já vai atender a maioria dos lojistas e não há necessidade de contratar os planos mais caros, a não ser que você precise de uma funcionalidade específica.

Plano 1Plano 2Plano 3Plano 4
R$ 59/mêsR$ 99/mêsR$ 199/mêsR$ 449/mês
Até 100 produtosAté 500 produtosAté 1.000 produtosAté 2.500 produtos
Suporte por emailSuporte por email e chatSuporte por email e chatSuporte por email, chat e telefone
Acesso ao código-fonteApoio avançado a implantação
Dropshipping Aliexpress
Inclusão de pedido manual
Relatórios avançados
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A Tray oferece até 17% de desconto na contratação dos planos anuais e eles podem ser parcelados em até 6x sem juros nos cartões de crédito (um benefício que a maioria das plataformas não oferecem).

Use o cupom BURNELL50 e ganhe 50% de desconto nos 3 primeiros meses – a partir do plano 2 (digite o cupom no momento do cadastro)

Dica: você pode fazer a alteração do plano a qualquer momento após a contratação

+ Tray ou Nuvemshop: comparativo completo

Shopify

A Shopify é uma das maiores plataformas globais de ecommerce. Um de seus principais diferenciais é a possibilidade de vender via Dropshipping, sem a necessidade de estoque físico.

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Por ser uma plataforma canadense e que fincou os pés no Brasil recentemente, ainda tem poucas funcionalidades desenvolvidas especificamente para nosso mercado, principalmente em relação a integrações.

Outro ponto negativo é que a cobrança é em dólar. Veja os principais pontos abaixo:

Integrações da Shopify

Tem integração com centenas de apps, mas poucas ferramentas brasileiras.

  • Marketplaces: necessário contratar integrador;
  • Meios de pagamento: EBANX/Juno, Mercado Pago, PagBrasil;
  • Frete: Frenet, Kangu, Melhor Envio.
  • ERPs: Bling e Tiny;
  • Marketing: RD Station e Mailchimp.

Principais funcionalidades da Shopify

  • Ferramenta nativa para recuperação de carrinho abandonado;
  • É possível internacionalizar a loja;
  • Ferramenta de automação de marketing nativa;
  • Diferentes opções para criação de promoções e cupons de desconto.

Pontos positivos da Shopify

  • Oferece 14 dias de teste grátis;
  • Produtos e visitas ilimitadas;
  • Oferece uma ferramenta de automação de marketing nativa;
  • Uma boa opção para ecommerce dropshipping.

Pontos negativos da Shopify

  • Cobra taxa de até 2% por venda;
  • Mensalidade em dólar;
  • Grande dependência de apps externos, o que pode encarecer o custo mensal;
  • Não oferece integração nativa com os principais ERPs do mercado brasileiro.

+ Conheça plataformas de ecommerce gratuitas: comece sua loja sem custo

Planos da Shopify

BasicShopifyAdvanced
US$ 19 + 2% por vendaUS$ 52 + 1% por vendaUS$ 399 + 0,5% por venda
Produtos e visitas ilimitados em todos os planos
Sem relatórios; taxa de 2% por transaçãoRelatórios padrão e 1% de taxaRelatórios avançados e 0,5% de taxa

A Shopify oferece 25% de desconto para pagamento à vista do plano anual (ou seja, não é possível parcelar esse valor).

Conclusão: Tray ou Shopify?

A Tray é uma das melhores plataformas brasileiras dentro do seu segmento. A Shopify só vale a pena para lojas que vendem para outros países. A Tray é mais completa em integrações, inclusive com todos os principais marketplaces, sem custo extra. A Tray também não cobra taxa por venda.

Todas as principais funcionalidades da Shopify estão presentes na Tray, inclusive integração com dropshipping, uma funcionalidade muito procurada na Shopify.

Além disso, a Tray custa menos que a Shopify. Para efeitos de comparação, o plano 1 da Tray custa R$ 59/mês com desconto de 17% na contratação anual e parcelamento em 6x sem juros, o que dá R$ 588.

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