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Plataformas de ecommerce de moda: qual escolher?

Como escolher sua plataforma para um ecommerce de moda? Confira o comparativo entre as 6 principais.

plataforma ecommerce moda

Ecommerces de moda têm necessidades específicas e, por isso, contar com uma plataforma direcionada pode fazer toda a diferença.

Desde a pandemia do coronavírus, os hábitos de compra do consumidor mudaram muito e os ecommerces de moda ganharam grande relevância. Se você está entrando nesse universo ou já vende online mas sente que precisa de uma plataforma melhor, hoje vou mostrar as cinco que eu mais indico e as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

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Funcionalidades essenciais para ecommerces de moda

Existem algumas funcionalidades que são fundamentais para o sucesso de um ecommerce de moda. Basicamente, qualquer plataforma poderá atender esse segmento, mas algumas se destacam por oferecerem um conjunto de funcionalidades mais específicas.

Antes de escolher a sua, veja abaixo o que eu recomendo que sua plataforma tenha e depois veja o comparativo entre as principais do mercado.

Compra por look (compra conjunta)

Aumentar o ticket médio é um dos desafios do ecommerce. Por isso, oferecer a compra de conjunto de produtos é essencial. Além disso, você facilita a vida do cliente, que não precisa ficar procurando os demais produtos mostrados.

A maioria das plataformas já oferece essa função de compra conjunta. Outra opção é criar kits de produtos, que reúne diversos produtos em um único SKU.

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Lista de desejos

As listas de desejos ajudam o cliente a guardar aquela peça que ele quer comprar em outro momento.

Integração com lojas físicas (omnichannel)

Desde o início da pandemia que a experiência omnichannel ganhou ainda mais relevância nas compras, sejam elas online ou em ponto físico. Mesmo com o fim da pandemia, os clientes ainda querem ter a opção de retirar o pedido em alguma loja física, ou mesmo devolvê-lo ou trocá-lo em alguma loja.

A maioria das plataformas já oferece esse tipo de opção, bastando cadastrar os endereços. Algumas plataformas vão além e permitem integrar múltiplos estoques. Então, aquele estoque da loja física pode ser vendido online de forma fácil.

Troca e devolução facilitada

A logística reversa é um calcanhar de aquiles no ecommerce e especialmente no segmento de moda. Por isso, oferecer um processo de troca e devolução rápido e descomplicado facilita sua vida de gestor e principalmente a do cliente, que terá uma boa impressão da sua loja.

Além disso, você pode ter clareza de quantas trocas e devoluções teve em um determinado período em sua loja. Infelizmente poucas plataformas oferecem essa função de forma nativa. Porém, se sua loja tem muitos pedidos essa função pode ser fundamental.

Tabela de medidas personalizada

A tabela de medidas ajuda o cliente a escolher o tamanho correto, evitando a troca. Algumas plataformas permitem a edição simplificada da tabela, inclusive possibilitando a inclusão de mais de uma tabela.

+ Precisa de ajuda? Conheça o serviço de implantação de ecommerces

As principais plataformas de ecommerce para moda

Nuvemshop

A maior plataforma de ecommerce da América Latina. É a plataforma que eu mais indico pelo seu conjunto de funcionalidades, suporte e estabilidade.

Um dos maiores benefícios dela é oferecer templates totalmente gratuitos, já otimizados para o Google. Ou seja, você não precisa gastar para ter um layout profissional – uma das partes mais caras dentro de um ecommerce.

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Pontos positivos da Nuvemshop

  • É a única dessa lista a oferecer um plano totalmente grátis;
  • Layout grátis de boa qualidade;
  • Integração com diversas ferramentas do mercado;
  • Dashboard simples e intuitivo;
  • Suporte rápido e amigável.

Pontos negativos da Nuvemshop

  • Não tem integração nativa com nenhum marketplace;
  • Algumas funcionalidades só estão disponíveis via apps (que são pagos à parte).

Preços

A partir de R$ 50,15/mês. Oferece teste grátis por 30 dias.

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Tray

A Tray é uma das maiores plataformas brasileiras e muito utilizada no segmento de moda. Um dos maiores diferencias da Tray é a possibilidade de escolher um template entre dezenas de opções. Dessa forma, o custo de implantação reduz muito.

Além disso, tem diversas opções para criação de promoções, integração com diversos ERPs, integração com as ferramentas do Facebook e Google, entre muitas outras funcionalidades.

Por outro lado, o suporte da Tray não é dos melhores e muitas vezes a plataforma dá problemas sem explicação.

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+ Tray ou Nuvemshop: comparativo completo

Pontos positivos da Tray

  • Integração nativa com praticamente todos os marketplaces;
  • Muitas opções para criação de promoções (como brindes, desconto progressivo, desconto por quantidade etc.);
  • Integração com diversas ferramentas do mercado;
  • Muitas opções de layouts premium;
  • Ferramenta de carrinho abandonado integrada, inclusive para WhatsApp.

Pontos negativos da Tray

  • Não oferece período de teste grátis;
  • Suporte deixa a desejar às vezes;
  • Dashboard confuso e antigo;
  • Layouts gratuitos são bem ruins.

Preços

A partir de R$ 49/mês. Desconto de até 20% para planos anuais e parcelamento em até 6x sem juros nos cartões de crédito.

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Shopify

A Shopify é uma das maiores plataformas de ecommerce do mundo e que vem ganhando grande relevância no Brasil, principalmente entre lojas que desejam internacionalizar suas operações.

Além disso, é muito forte para o segmento de dropshipping (sem estoque). Oferece funcionalidades que só plataformas mais caras oferecem. Por outro lado, cobra em dólar e tem poucas integrações com ferramentas brasileiras.

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Pontos positivos da Shopify

  • Oferece muitas funcionalidades já no plano básico;
  • Oferece uma ferramenta de automação de marketing nativa;
  • A melhor opção para dropshipping;
  • Oferece alguns templates grátis.

Pontos negativos da Shopify

  • Cobra em dólar;
  • Cobra taxa de até 2% por venda;
  • Poucas integrações com ferramentas brasileiras;
  • Não tem integração nativa com nenhum marketplace.

Preços

A partir de US$ 14/mês. Oferece teste grátis por 3 dias – ou 3 meses por US$ 1.

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+ Conheça plataformas de ecommerce gratuitas: comece sua loja sem custo

Linx

A Linx é muito conhecida por suas soluções de pagamento. Mas a plataforma de ecommerce não fica atrás e oferece um conjunto de funcionalidades muito interessantes.

Por exemplo, é possível operacionalizar todo o processo de troca e devolução diretamente na plataforma. Outro ponto positivo é que o layout é totalmente customizável. É a plataforma utilizada por grandes varejistas do segmento de moda, como Ellus, Richards e VR.

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Pontos positivos da Linx

  • Integração nativa com marketplaces;
  • Integração multi-CD;

Pontos negativos da Linx

  • Cobra taxa por pedido;
  • Dashboard confuso e antigo;
  • Precisa contratar a implementação com a Linx ou com alguma agência parceira;
  • Alto custo de implementação.

Preços

A partir de R$ 750/mês.

+ Como montar um ecommerce: passo a passo completo

VNDA

A VDNA é uma plataforma brasileira que faz parte do grupo Olist. Também é muito utilizada no segmento de moda por algumas de suas funcionalidades: cashback nativo na plataforma e o programa de indicações.

Além disso, permite customizar totalmente o layout ou utilizar um template disponibilizado pela plataforma. É uma ótima alternativa em relação a outras plataformas mais caras.

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Pontos positivos da VNDA

  • Ferramentas de cashback e indicação integradas;
  • Criação avançada de cupons e promoções;
  • Possibilidade de criar pedidos manualmente.

Pontos negativos da VNDA

  • Não oferece integração nativa com marketplaces;
  • Poucos templates;
  • Algumas funcionalidades precisam ser implementadas à parte, com custo adicional.

Preços

A partir de R$ 300/mês.

Jet

A Jet é outra plataforma brasileira que se destaca no segmento de moda.

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Pontos positivos da Jet

  • Possibilita a venda por atacado (B2B);
  • Oferece integração nativa para venda por WhatsApp;
  • Link de pagamento para utilizar nas redes sociais;
  • É possível disponibilizar a personalização de produtos;
  • Integração nativa com marketplaces.

Pontos negativos da Jet

  • Precisa contratar a implementação com a plataforma ou com alguma agência parceira;
  • Dashboard confuso e antigo;
  • Cobra taxa por pedido;
  • Alto custo de implementação.

Preços

Cerca de R$ 700/mês.

+ Marketplaces de moda: onde vender roupa online?

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