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Tray ou Woocommerce: qual a melhor plataforma em 2025?

Está em dúvida sobre qual escolher? Confira o comparativo entre Tray e Woocommerce e escolha corretamente!

tray ou woocommerce

Escolher uma plataforma de ecommerce, com tantas disponíveis, pode ser bastante desafiador. Muitas vezes, elas se apresentam como completas mas no dia a dia não é bem assim.

Já fiz diversas comparativos e hoje trago duas das mais utilizadas no mercado brasileiro: Tray e Woocommerce. Vamos ver o que elas têm de pontos positivos e negativos?

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Tray

A Tray é uma das maiores plataformas brasileiras, pertencente a Locaweb Company. É, também, uma das mais completas do mercado brasileiro, ainda mais considerando seu custo.

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Integrações da Tray

A Tray oferece uma grande quantidade de integrações com outras ferramentas e ERPs.

  • Marketplaces, como: Shopee, Mercado Livre, Americanas, Dafiti, Camicado, Kabum, Zattini e mais;
  • Meios de pagamento: Cielo, Getnet, Mercado Pago, Pagseguro, PayPal e outros;
  • ERPs: Bling, Tiny, SAP, Onclick, VHSYS, E-millennium, Alternativa e muitos outros;
  • Marketing: RD Station, Perfit, Enviou, Webpeak, Mailbiz, Popconvert e outras.

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Principais funcionalidades da Tray

  • Integração com todos os principais marketplaces do mercado;
  • Integração para dropshipping (nacional e internacional);
  • Ferramenta nativa para recuperação de carrinho abandonado;
  • Criação de promoções e cupons de desconto;
  • Emissão de nota fiscal gratuita.

+ Tray ou Nuvemshop: comparativo completo

Pontos positivos da Tray

  • Integração com marketplaces sem custo extra;
  • Parcelamento sem juros do plano anual;
  • Diversas opções para criação de promoções e cupons de desconto – inclusive brindes;
  • Criação de kits de produtos;
  • Integração com dezenas de ferramentas externas.

Pontos negativos da Tray

  • Não oferece teste grátis;
  • Certificado SSL é pago à parte (R$ 99/ano);
  • Limita a quantidade de produtos e visitas conforme o plano;
  • Alguns intermediadores de pagamento não oferecem checkout transparente;
  • Os melhores layouts são pagos à parte.

Planos da Tray

Todos os recursos estão presentes em todos os planos, exceto as diferenças conforme a tabela abaixo.

Plano 1Plano 2Plano 3Plano 4
R$ 59/mêsR$ 99/mêsR$ 199/mêsR$ 449/mês
Até 100 produtosAté 500 produtos e 25 mil visitasAté 1.000 produtosAté 2.500 produtos
Suporte por emailSuporte por email e chatSuporte por email e chatSuporte por email, chat e telefone
Acesso ao código-fonteApoio avançado a implantação
Dropshipping Aliexpress
Inclusão de pedido manual
Relatórios avançados
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O plano base da Tray já vai atender a maioria dos lojistas e não há necessidade de contratar os planos mais caros, a não ser que você precise de uma funcionalidade específica.

A Tray oferece até 17% de desconto na contratação dos planos anuais e eles podem ser parcelados em até 6x sem juros nos cartões de crédito (um benefício que a maioria das plataformas não oferecem).

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Dica: você pode fazer a alteração do plano a qualquer momento após a contratação

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Woocommerce

O Woocommerce é um plugin de código aberto e gratuita, que deve ser usado dentro do WordPress. Apesar de ser gratuita, é necessário contratar diversos plugins adicionais para ter diferentes funcionalidades, já que o Woocommerce em site é bastante simples.

Além disso, é necessário ter um programador experiente para corrigir eventuais erros – e eles são frequentes. Também é necessário se preocupar com a hospedagem.

Indico ela para ecommerces médios ou grandes que precisam de funcionalidades específicas que não encontram em outras plataformas ou somente em plataformas com custo muito elevado. Fora isso, é melhor escolher qualquer outra plataforma existente no Brasil.

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Integrações do Woocommerce

Tem integração com centenas de apps, mas poucas ferramentas brasileiras.

  • Marketplaces: necessário contratar integrador, como o Bling;
  • Meios de pagamento: PagBrasil, PayPal, Pagseguro, Cielo, Mercado Pago, Vindi e muitos outros;
  • Frete: Melhor Envio, Frenet, Correios e outros;
  • ERPs: Bling, Tiny, Vhsys, Omie e outros;
  • Marketing: RD Station, Mailchimp, ActiveCampaign e outros.

Pontos positivos do Woocommerce

  • Diversas integrações com ferramentas brasileiras e estrageiras;
  • Centenas de layouts para todos os gostos;
  • Muitos plugins com diferentes funcionalidades.

Pontos negativos do Woocommerce

  • Não tem suporte;
  • É necessário contratar hospedagem à parte;
  • É necessário utilizar diversos plugins para ter as diferentes funcionalidades presentes em outras plataformas;
  • Muitos plugins são pagos em dólar, o que pode elevar o custo total do projeto.

Planos do Woocommerce

O Woocommere é grátis mas é necessário contratar uma hospedagem e plugins extras para o correto funcionamento.

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Conclusão: Tray ou Woocommerce?

Enquanto a Tray é uma plataforma fechada com suporte, o Woocommerce é uma plataforma aberta que não conta com suporte – ou seja, qualquer problema você deverá resolver. Se você conta com uma equipe de desenvolvimento e precisa de configurações avançadas, o Woocommerce é uma boa escolha. Fora isso, a Tray vai atender a maioria dos negócios.

+ Como montar um ecommerce: passo a passo completo

Mesmo o Woocommerce não cobrando mensalidade, você deverá pagar uma hospedagem e ainda ter um desenvolvedor para resolver eventuais problemas – e eles sempre surgem. Portanto, o barato pode sair caro. Qualquer plataforma paga disponível no Brasil já será melhor.

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